Bratislava

Situada na rota que une Viena a Budapeste, Bratislava, capital da Eslováquia, é uma cidade que muita gente deixa de lado na hora de visitar a Europa Central. É um destino ideal para passar um dia.

Localizada nas margens do Danúbio e dividida em duas pelo rio, Bratislava é uma das menores capitais da Europa, com pouco mais de 500.000 habitantes.

A Eslováquia se uniu à União Europeia em 2004 e em 2009 adotou o euro como moeda oficial.

Como ir de Viena a Bratislava

Se você não quer alugar um carro, as três formas mais comuns de ir a Bratislava de Viena são o ônibus, o trem e o barco.

  • Trem: É a opção mais comum para percorrer a Europa Central. A duração do trajeto entre Viena e Bratislava é entre uma hora e uma hora e meia (dependendo da estação de chegada) e o preço da passagem é de uns 12 euros.
  • Barco: Percorrer o Danúbio de barco é uma excelente opção e tem a vantagem de que, tanto em Viena quanto em Bratislava, os barcos partem de uma curta distância do centro histórico. A duração do trajeto é de 75 minutos e o preço da passagem é de entre 20 e 35€. Você pode ampliar a informação no site oficial: Twin City Lines. 

O que ver em Bratislava

Além das estátuas que estão no centro histórico, essas são algumas das visitas mais importantes de Bratislava: 

  • Castelo de Bratislava (Burg Bratislava): O castelo é um dos símbolos mais importantes que definem Bratislava. Está situado estrategicamente no Danúbio e abriga o Museu Nacional da Eslováquia. 
  • Igreja de Santa Elisabeth: Esquecida por muitos guias, a Igreja Azul é um dos melhores exemplos do Art Nouveau Sagrado da Europa. A igreja data de princípios do século XX. 
  • Antiga Prefeitura (Old Town Hall): Esse edifício adotou sua forma atual no século XV e atualmente abriga o Museu Municipal, o museu mais antigo da Eslováquia, fundado em 1868. 
  • Catedral de São Martim: Embora seu exterior não seja tão chamativo como o da Igreja de Santa Elizabeth, os 11 reis húngaros coroados nesse lugar já fazem com que ele seja digno da visita. Foi construída no século XV. 
  • Igreja e Monastério dos Franciscanos: Este monastério foi consagrado em 1297. Em 1526, o rei Ferdinand I dos Habsburgo foi coroado em uma de suas três capelas. 
  • Porta de São Miguel (St. Michael’s Gate): É a única sobrevivente das 4 portas que havia na Bratislava Medieval. Abriga a exposição de armas e restos medievais do Museu Municipal. 

Se tiver tempo, o Castelo de Devin está a cerca de 13 quilômetros de distância. Esse surpreendente castelo é um dos lugares arqueológicos mais importantes da Eslováquia. Você pode chegar até ele com o ônibus número 29, que parte da Ponte Nova (Novy Most).

Contrastando com o centro histórico da cidade, o mirante da Ponte Nova, de 95 metros de altura, é um excelente lugar para apreciar Bratislava. Sua parte superior também abriga um restaurante.

Quanto tempo é necessário para visitar Bratislava

Se você está hospedado em Viena e não vai visitar Budapeste, o melhor é fazer uma excursão de um dia. Poucas horas são suficientes para conhecer o centro histórico de Bratislava e provar uma comida tradicional.

Se o seu objetivo final for Budapeste, talvez a opção mais recomendada seja passar uma noite em Bratislava, ver os monumentos iluminados e, se tiver vontade, curtir a surpreendente vida noturna, bastante animada.

Para encontrar as melhores ofertas em Bratislava, recomendamos que você reserve o hotel usando o nosso buscador.