Museu da cidade de Viena (Wien Museum)

Museu da cidade de Viena (Wien Museum)

O Museu da Cidade de Viena narra a historia desde o seu início até a época atual. Contém desde restos pré-históricos até maquetes da Viena do século XX.

O Museu da Cidade de Viena (Wien Museum) é composto por um grande número de museus divididos por toda a cidade, entre os quais se destacam o Museu do Relógio e algumas casas transformadas em museu que pertenceram aos grandes mestres da música: Beethoven, Mozart, Schubert e Hadyn.

Um dos museus mais conhecidos dos que fazem parte do Wien Museum é o Wien Museum Karlsplatz, do qual falaremos em seguida. 

Wien Museum Karlsplatz

Situado nos arredores da Igreja de São Carlos Borromeu, o Wien Museum Karlsplatz é o único edifício principal da coleção do Wien Museum.

O museu é uma mistura de história e arte dividida em três andares, começando pelo térreo, onde estão exposições desde o ano 5600 a.C. até 1.500 d.C.

A exposição começa com alguns ossos e restos pré-históricos e continua com o período paleolítico, quando caçadores viviam nos arredores de Viena.  Depois de percorrer Viena em tempos romanos, se pode ver uma exposição de objetos procedentes da Catedral de São Estevão, como algumas estátuas e vitrais.

No primeiro andar estão as exposições sobre Viena desde o ano 1500 até 1815, formadas por diversos quadros do Renascimento e do Barroco, além de uma coleção de armas e armaduras procedentes das Guerras Napoleônicas.

No segundo andar há uma grande maquete de Viena, além de uma reconstrução do quarto de Adolf Loos, pioneiro da arquitetura moderna.

Um passeio pela história da cidade

O Wien Museum Karlsplatz é um lugar agradável onde conhecer de um modo ameno o passado da cidade de Viena, compreendendo melhor seu presente e futuro. 

Horário

De terça a domingo, das 10:00 às 18:00 horas.
Segunda, fechado.

Preço

Adulto: 10€.
Vienna Card, estudantes e terceira idade: 7€.
Primeiro domingo do mês: entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Karlsplatz, linhas U1 e U2.
Bonde: Gußhausstraße, linha D.
Ônibus: Schwarzenbergplatz, linha 4A.

Lugares próximos

Igreja de São Carlos Borromeu (125 m)
Ópera de Viena (531 m)
Naschmarkt (580 m)
Museu Albertina (701 m)
Cripta Imperial de Viena (767 m)