Metrô de Viena (U-Bahn)

Utilizando o metrô, se pode chegar a praticamente qualquer um dos pontos turísticos de Viena.

O metrô de Viena (U-Bahn) começou a ser construído em 1969, tornando-se um dos mais modernos da Europa.

Antes da chegada do metrô, os vienenses já utilizavam um sistema similar conhecido como pre-metro, que começou a funcionar em 1898.

Linhas

Mapa do metrô de Viena
Mapa do metrô de Viena

O metrô de Viena é formado por 5 linhas, todas com trechos subterrâneos e alguns sobre a superfície. 

  • Linha U1 (Vermelha): Percorre Viena de norte a sul, desde a estação Leopoldau até chegar a Reumannplatz. Trata-se uma linha interessante, já que tem uma estação ao lado da catedral e serve para chegar ao Prater.
  • Linha U2 (Violeta): Percorre o centro da cidade formando uma espécie de semicírculo que conecta a estação Stadion com a de Karlsplatz. Trata-se de uma linha muito útil para chegar até o Prater, a Prefeitura, o Bairro dos Museus e a Igreja de São Carlos Borromeu. 
  • Linha U3 (Laranja): Cruza a cidade do sudeste até o noroeste, desde a estação de Ottakring até a de Simmering, passando por alguns lugares turísticos como Stephansplatz, o Museu Sisi e os Apartamentos Imperiais
  • Linha U4 (Verde): Percorre as estações que vão de Hütteldorf até Heiligenstadt, com uma importante parada em seu trajeto que coincide com o Palácio Schönbrunn
  • Linha U6 (Marrom): Conecta os arredores de Viena praticamente de norte a sul, desde a estação Siebenhirten até Florisdorf. Trata-se de uma linha pouco útil para os turistas. 

Horário e frequência 

O horário do metrô de Viena é, aproximadamente, das 5:00 às 00:30 horas.

A frequência dos trens costuma ser de 5 minutos nos horários mais normais. Nas horas de pico, a frequência aumenta e os trens demoram entre 2 e 4 minutos, enquanto a partir das 20:30 horas, os trens passam a cada 7 ou 8 minutos.

Tarifas

Você encontrará as tarifas do metrô e do resto dos transportes na seção: Preços do transporte público em Viena.