Igreja Votiva de Viena

Igreja Votiva de Viena

Com suas torres gêmeas de 99 metros, a majestosa Igreja Votiva de Viena é uma das construções sacras de estilo neogótico mais importantes do mundo.

A majestosa Igreja Votiva (Votiv Kirche) é uma das construções sacras de estilo neogótico mais importantes do mundo. Uma de suas principais características exteriores são suas torres gêmeas de 99 metros em forma de agulha.

História da Igreja Votiva

Em 1853, o imperador Francisco José foi atacado por um homem que tentou assassiná-lo com um estilete. Depois da tentativa frustrada de assassinato, foi aberta uma coleta para construir um templo no local onde ocorreu o atentado.

As obras começaram em 1853 e foi inaugurada em 1879 para celebrar as bodas de prata do casal real.

O interior da igreja

Como se pode prever por sua aparência exterior, a Igreja Votiva tem um interior formado por altos tetos que lhe dão um aspecto estilizado e elegante. Trata-se de um templo muito claro e cheio de luz projetada por seus enormes vitrais.

No interior do templo está o sarcófago renascentista de Nikla Salm, comandante das tropas austríacas durante o assédio turco de 1529.

Outra das partes interessantes no interior é o altar da Virgem de Guadalupe, construído em homenagem do imperador do México, o irmão de Francisco José, onde se destaca a chamada “Vela Bárbara” que, com seus quatro metros de altura, três de largura e um peso de 264 quilos, dizem que ela aguentaria passar cem anos acesa.

Horário

De terça a sexta, das 16:00 às 18:00 horas.
Sábado e domingo, das 9:00 às 13:00 horas.

Preço

Igreja: entrada gratuita.
Entrada ao museu: 3,90€ (reduzida: 2,90€).

Transporte

Metrô: Schottentor, linha U2.
Bonde: Schwarzspanierstraße e Schottentor, linhas 37, 38, 40, 41 e 42; Landesgerichtsstraße, linhas 43 e 44.